SOBRE A ESCRITORA

Samanta Holtz sempre foi apaixonada por histórias. Não é à toa que nasceu no Dia Mundial do Livro! Iniciou suas criações aos 7 anos, quando brotou em seu coração o desejo de um dia trabalhar com o Mauricio de Sousa. Inspirada por esse sonho, começou a criar gibis com personagens próprios, os quais sua mãe guarda até hoje como um tesouro. Aos 9, participou do seu primeiro concurso de redação na Casa da Cultura da sua cidade (Porto Feliz, no interior de SP), no qual conquistou o 1º lugar. Anos mais tarde, foi 2ª colocada no concurso de poesias da I FLIPORTO, em 2012, e 3ª no II Concurso de Crônicas do Museu Paulista da USP, em 2017.

Mesmo sem concretizar o sonho de infância, a autora hoje se realiza na Literatura através dos romances. Realizou o sonho da publicação em 2012 e, desde então, não parou mais! Sua obra de estreia na Arqueiro (Sextante), em 2016, ficou em 1º lugar dentre os títulos nacionais mais vendidos da editora na 24ª Bienal do Livro de São Paulo, e 2° na classificação geral. Neste mesmo ano, seu conto “A Contadora de Histórias” foi adaptado ao teatro pelo roteirista Ricardo Biazoto, com apresentação no Teatro Avenida de Espírito Santo do Pinhal (SP) pela cia de teatro Viva Arte. E, meio aos prêmios e honrarias recebidos, foi nomeada Escritora Humanitária no Prêmio Anita Garibaldi, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo (2014). Foi também eleita a melhor escritora de Porto Feliz na votação popular dos “Melhores do ano”, do Jornal ROL, em todos os anos em que foi organizado na cidade.

A autora participa de eventos em todo o país, como Bienais do Livro, feiras literárias, workshops, palestras e participações em escolas. É prestigiada por queridos leitores e por seu fã-clube, o “Loucos por Samanta Holtz” – outro sonho realizado! Além da produção literária, possui um canal no Youtube com conteúdo voltado a novos escritores e assina colunas mensais na Revista Terraço. Trabalha também com leitura crítica, workshops literários e mentoria a escritores.

Mesmo sendo uma busca tão difícil, Samanta continuou escrevendo e, em 2012, viu seu grande sonho se É agenciada pela Authoria, que atualmente negocia os direitos do seu novo romance para publicação.

PREMIAÇÕES E NOMEAÇÕES

CATÁLOGO BRASILEIRO DE AUTORES LITERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS (RJ) - 2020

CATÁLOGO BRASILEIRO DE AUTORES LITERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS (RJ) – 2020
Certificado de “Autora literária com comprovada e importante atuação nas Artes Literárias Brasileiras” pelo Catálogo Brasileiro de Autores Literários Contemporâneos (RJ) – 2021

CATÁLOGO BRASIMELHOR ESCRITORA DE PORTO FELIZ (2017 / 2018 / 2019)
Eleita a melhor escritora de Porto Feliz na votação popular dos “Melhores do Ano” organizada pelo Jornal ROL.
Link: Melhores do Ano.

PARCEIRA DA EDUCAÇÃO DE PORTO FELIZ (2018)
Nomeada “Parceira da Educação” no ano de 2018 pela Secretaria de Educação de Porto Feliz (SP), por suas ações e colaborações junto a escolas do município.

CATÁLOGO CONCURSO NACIONAL DE CRÔNICAS DO MUSEU IPIRANGA – USP (2017)
3ª colocação no II Concurso Nacional de Crônicas do Museu do Ipiranga, da USP.
Link: Concurso Museu Ipiranga.

MADRINHA DA ACADEMIA DE LETRAS DA ESCOLA CHIQUINHO EM QUATÁ / SP (2017)

Prêmio Anita Garibaldi (2014)
3ªEm agosto de 2014, na Câmara Municipal de São Paulo, aconteceu a cerimônia de premiação do I Prêmio Anita Garibaldi em Defesa dos Direitos da Mulher. Dentre centenas de selecionadas, jornalistas e formadores de opinião do estado selecionaram 14 mulheres, entre elas Samanta Holtz, que recebeu o título de Escritora Humanitária.
Link: Confira a notícia

Destaques Literários – 2012
Em 2012, o “Prêmio Destaques Literários” foi criado por blogueiros literários de todo o Brasil. “O Pássaro” foi um dos 6 livros nomeados para concorrer na categoria “Romance Nacional” e, após meses de votação virtual, o livro de estreia de Samanta Holtz ficou em 1º lugar na escolha do público (júri popular) e dos blogueiros (júri técnico).

FLIPORTO – 2012
2ª colocação no I Festival Literário de Porto Feliz (SP) e menção honrosa da organização.

Moção de Aplausos – 2011
Moção de aplauso n. 62/2011 da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz (2011) pela conquista do seu 1º contrato de publicação.